7º Congresso Espírita de Sergipe

7º Congresso Espírita de Sergipe2019-02-06T15:07:54+00:00

Martins Peralva – patrono do nosso congresso

Filho do espanhol Basílio Martins Peralva, um dos pioneiros da doutrina espírita no Sergipe, e de sua esposa, Etelvina da Fonseca Peralva.

Desde os seis anos de idade, o jovem Martins Peralva iniciou-se na doutrina sob a assistência e orientação diretas de seu pai, médium curador, polemista e doutrinador.

Em agosto de 1942, sem família em Aracaju, e morando em uma “república”, desposou Jupira Silveira, com quem teve três filhos.

Em 1949, quando foi ao Rio de Janeiro como representante do Sergipe na “Festa Nacional do Livro Espírita” – promovida por nomes como os de Leopoldo Machado, Artur Lins de Vasconcelos Lopes e Carlos Imbassahy -, estendeu a sua viagem até Minas Gerais, com o fim de conhecer o médium Francisco Cândido Xavier. O encontro aconteceu na noite de 13 de maio de 1949, numa reunião do “Centro Espírita Luiz Gonzaga”, em Pedro Leopoldo. Desse encontro nasceu-lhe o desejo de transferir-se para Belo Horizonte.

Concretizado o projeto, travou contato com a União Espírita Mineira (UEM), vindo a desenvolver atividades no Centro Espírita Célia Xavier por quinze anos.

Em 1964 ligou-se à UEM, vindo a exercer os cargos de 1º Secretário e, posteriormente, os de Vice-Presidente, Secretário de “O Espírita Mineiro”, diretor do Departamento de Doutrina e Divulgação e diretor-executivo do Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais.

Também ocorrerá o 3ª Congresso Espírita da Juventude!

Localização – Teatro Tobias Barreto