MOVIMENTO ESPÍRITA SERGIPANO EM AÇÃO – SEGUNDA VISITA AO INTERIOR MOVIMENTO ESPÍRITA SERGIPANO EM AÇÃO – SEGUNDA VISITA AO INTERIOR REUNIÃO DE UNIFICAÇÃO NA ARE-02 – EM LARANJEIRAS, 04/FEV/2018(COMPREENDENDO OS MUNICÍPIOS DE CAPELA, CARMÓPOLIS, JAPARATUBA, LARANJEIRAS, MARUIM, RIACHUELO, STA. ROSA DE LIMA E STO. AMARO DAS BROTAS (SEDE)

Dando sequência às visitações ao Interior do Estado e de acordo cronograma pré-estabelecido, a Caravana de Aracaju composta pela Presidente Glicenita Santiago e mais os responsáveis pelas Coordenadorias de: Unificação (Salete Fernandes), Atendimento Espiritual (Selma Amorim), Assistência e Promoção Social (Elze Maria), Comunicação Social Espírita (Emmanuel Correia), Estudos Doutrinários (Jairo Amâncio – representando), Mediunidade (Marinês Azevêdo), Infância e Juventude (Aracy Garcez) e Maria Inês (trabalhadora voluntária da Fees; partiu em carros particulares às 7h40 e chegando à Cidade de Laranjeiras às 8h30. local do evento, séde do C. E. Bittencourt Sampaio, recebidos efusiva e carinhosamente por representantes dessa querida Instituição. Sucessivamente as caravanas das demais cidades que compõem essa regional foram chegando uma após outra.Todas as cidades presentes, exceção de  Capela e Carmópolis, a Coord. Salete, às 9h00 em ponto deu as boas vindas aos presentes e em rápidas palavras informou a finalidade do encontro, solicitando a uma representante da Casa, de nome Ivonete para fazer a prece de abertura.  Ato contínuo passou a palavra à Presidente Glicenita que “saudou a todos informando que esse trabalho consta das atividades de Allan Kardec em Obras Póstumas e também referendado por Bezerra de Menezes, quando Presidente da FEB e que foi um baluarte pela implantação da União e sobretudo a Unificação dos espíritas brasileiros, cujos frutos chegaram até nós. Portanto, não podemos sob nehuma hipótese esmurecer. è um trabalho que pertence a Espiritualidade Superior, concitando para colocarmos mãos à obra, enfatizou”.A diligente Coord. Salete solicitou a todos que fizessem a auto-apresentação e explicou como seria o “modus operandi” das atividades: um Simpósio e Oficinas. Então, foram formados três grupos: Atividades Mediúnicas – Área da Infância-Juventude e um grupo maior envolvendo as outras Coordenações que não tiveram representantes das Casas e por isso se juntaram  às dos Presidentes das Instituições presentes e mais da Fees. Foi estipulado um tempo, e após, todos se reuniram num grupão para relatarem as suas conclusões, o que foi efetuado com o máximo empenho e foi possível então os presentes tomarem conhecimento das atividades de cada área,  inclusive esses depoimentos foram gravados em áudio pela Coordenadora Salete, (um fato inédito digno de registro) que agradeceu a todos pelo empenho e informou que se declarava plenamente satisfeita pelo resultado exitoso da reunião. Precisamente às 11h15 solicitou ao Presidente do “Bittencourt Sampaio”, Edilson, que proferisse a prece final. Havendo após uma confraternização geral, todos se abraçando cujos rostos estampavam uma enorme alegria e grande satisfação pelo cumprimento do dever. Ah, não faltou o tradicional lanchinho.

DEPOIMENTOS DOS PARTICIPANTES DA REUNIÃO:

#Salete Fernandes – (Coord. de Unificação): “Com o objetivo de promover a união e a unificação do Movimento Espírita Sergipano, nos deslocamos com toda a equipe da FEES para a Cidade de Laranjeiras  e encontramos um bom número de irmãos  interessados e com a mesma intenção.A atual diretoria da Fees resolveu mudar em 2018 a logística desses encontros, seguindo o modelo do CFE. O que não foi possível na reunião da ARE-1. Todavia, em Laranjeiras,começamos a ação de maneira renovada e  ouvimos muitos elogios por parte dos participantes, alegando que a reunião dessa maneira fluiu de maneira mais rápido e  com maior aproveitamento.Agradecemos aos coordenadores da ARE-2 Fernando José e Pedro Américo pelo empenho em levar o maior número de  trabalhadores; ao Centro Espírita Bittencourt Sampaio pela calorosa acolhida e a todos os Coordenadores da FEES pela disponibilidade do trabalho”

#Glicenita – (Pres. da Fees): “Reunião excelente, boa frequência e harmoniosa, onde tivemos oportunidade de trocar experiências e apertar os laços de amizade e fraternidade. Sempre pensando na  união e Unificação do movimento Espírita. Obrigada irmãos da ARE-2 pela acolhida, pela oportunidade de um grande trabalho pela União e Unificação do nosso movimento Espírita. Ausência apenas de duas casas, logo, uma boa presença dos componentes da ARE-2.  Agradecemos a ajuda de todos e principalmente a ajuda espiritual. Jesus no Leme”.

#Emmanuel Correia – (Coord. Comunicação Social Espírita): “Estou muito feliz em participar mais uma vez dessa atividade federatva juntamente com os demais colegas das  Coordenações e também,  pela oportunidade de abraçar pessoalmente aos irmãos que compõem essa Aliança Regional Espírita. É muito importante a implantação dessa atividade  em todas as Casas espíritas, ela é tão importante quanto às demais Coordenações. Acho também que a nova dinâmica vai tornar as reuniões mais produtivas e cujo retorno será benéfico para todos. Coloco-me à disposição para informações extras, dirimir quaisquer dúvidas e também o passo a passo para implantação nas Casas que assim desejarem”.

#Jairo Amâncio – (Monitor da Coord. Estudos Doutrinários): “O que posso dizer é que a reunião foi ótima e num clima de muita harmonia. Acho que todos deveriam participar pelo menos uma vez para conhecer o movimento de unificação espírita”.

#Marinês Azevedo – (Coord. Ativ. Mediúnicas) : “A nossa coordenação de    mediunidade estiveram presentes muitos trabalhadores dessa área, fazendo perguntas e aproveitando as explicações necessárias ao que a FEB tem nos mostrado com referências às duas apostilas a 1 e a 2 do MEP, mediunidade estudo e prática para aqueles que queiram iniciar os estudos”.

#Elze Maria – (Coord. Adj de Assist. e Promoção Social): “Com muita satisfação participamos da reunião da ARE-2, representando a Coordenação da APSE, domingo, 04/02/2018, no Centro Espírita Bittencourt Sampaio, na Cidade de Laranjeiras, juntamente com a Presidente da Federação Espírita do Estado de Sergipe e todo seu staf, cumprindo um dos seus objetivos que é promover a Unificação do Movimento Espírita, unindo as Instituições e os espíritas, estimulando a integração, o estudo, a troca de experiências, visando o fortalecimento do trabalho de difusão e a vivência do Espiritismo. A reunião transcorreu num clima fraterno de alegria e reencontro por todos os presentes.”

#Selma Amorim –  (Coord. Atendimento Espiritual): “Transcorreu de forma exitosa, com a participação efetiva dos trabalhadores espíritas da Aliança Regional Espírita. *Os representantes das Casas Espíritas interagindo com a equipe da FEES, relataram os níveis de dificuldades e as ações bem sucedidas de conformidade com a realidade local,  tempo em que demonstraram total entusiasmo em acolher as propostas de trabalho e melhoria no sentido de unificar as orientações emanadas da FEB/ FEES com foco nas obras básicas da doutrina espírita e subsidiárias.*Evidenciou-se a necessidade de estudar, divulgar e vivenciar a mensagem consoladora do nosso guia e modelo Jesus Cristo,  que nos conclama a “Conhecereis a verdade e a verdade te libertarás”.

#Edilson – (Presidente do C. E.Bittencourt Sampaio-Casa que acolheu a reunião da ARE – 02):  “Reunião satisfatória onde foi possível adquirir experiências, conhecer alguns problemas das outras casas expondo ao mesmo tempo os nossos problemas. E o mais importante a troca de energias entre os irmãos com o mesmo propósito. Agradecemos a equipe responsável por este evento. Muita Paz!”

#Aracy Garcez – (Coord. Adj. Infância e Juventude): “Parabenizo a Coordenação de Unificação da FEES, pelo novo formato aplicado ao Encontro na ARE-2, realizado no dia 04/02/2018, na cidade de Laranjeiras – SE. Esse formato permitiu-nos uma maior e melhor aproximação com as Instituições Espíritas e suas Coordenações, excelente aproveitamento do tempo viabilizando a oportunidade de conhecer suas necessidades, auxiliar a dirimir dúvidas e viabilizar um resultado voltado à unificação dos trabalhos desenvolvidos no Movimento Espirita Sergipano, num momento único e confraternativo com o objetivo de promover o estudo, a difusão e a prática da Doutrina Espírita.”

#Fernando José – (Coord. ARE 02): “Estivemos reunidos na Cidade de Laranjeiras/Se, com os representantes das Instituições que fazem parte da Are,perfazendo um total de 09 (nove) casas , 07 (sete) compareceram. Na oportunidade, os companheiros da FEES que dirigem as coordenações estiveram conosco interagindo e nos orientaram no desenvolvimento das atividades realizadas nas mesmas. Foi uma manhã maravilhosa e cheia de entusiasmo, principalmente pela busca da divulgação do espiritismo”.